LEGO Batman: O Filme tem tudo pra agradar fãs do Morcegão

Uma Aventura LEGO foi uma das animações mais originais que já vi, e imaginei que Lego Batman: O Filme acompanharia isso e eu estava certo! Juntando isso a MUITAS referências, crossovers e fan service, temos a fórmula perfeita para um filme digno do morcegão. Mas vá ao cinema de mente aberta: Esqueça o Batman sério e malvadão e também a obscuridade que o visionário diretor de 300 adotou.

A animação não decepciona nem um pouco. Continua com o climão de stop motion (que eu acho fantástico) do primeiro filme e mantém uma qualidade excelente do início ao fim. Os visuais estão ótimos e dá pra reconhecer facilmente todos os personagens sem erro.

Seu enredo é bem simples, mas a história se desenrola de uma maneira interessante e divertida, com alguns momentos muito bem pensados – e outros um tanto clichês. A relação entre Batman e Coringa é explorada de maneira divertida, mas faz juz aos personagens e como eles se relacionam nos materiais originais. Algumas coisas do filme anterior ainda se mantêm, como o multiverso, a questão dos Mestres Construtores e a personalidade de Batman: arrogante, narcisista e excêntrico. Todo seu problema com o passado e sua solidão são explorados de uma maneira engraçada, mas que não descaracterizam o personagem, permitindo um ótimo desenvolvimento dele e dos que estão à sua volta, encaixando os principais personagens à trama geral de maneira interessante.

As piadas são, em sua maioria, muito boas, com sacadas geniais – as minhas favoritas, por sinal, estão logo nos primeiros e últimos segundos do filme. Algumas são um pouco insistentes e sem graça, mas nada que atrapalhe a diversão.

Sobre a tiração de sarro, não tem perdão: Desde o seriado dos anos 60 de Batman até a própria personalidade do herói, com sua mania de solidão. Sobra até pra filmes de romance! O longa, na verdade, é uma grande tiração de sarro, mas repleto de fan service para fãs do homem-morcego, referências e crossovers.

Ah, os crossovers! Quem viu Uma Aventura LEGO sabe sobre o multiverso LEGO e que várias realidades e mundos coexistem em quase harmonia. E não é diferente com esse filme: São tantas, mas TANTAS referências e crossovers que eu poderia fazer um post só listando eles e ainda não conseguiria por tudo. Senhor dos Anéis, Harry Potter, Gremlins… Tem pra todo gosto.  Até Doctor Who entra pra lista!

Em suma, Lego Batman: O Filme é uma ÓTIMA animação e um bom filme do Batman apesar de seus erros e tropeços, mas não foi feito pra ser levado totalmente a sério. Se você quer todo o material do universo do Morcego (e de outros universos) num lugar só e ainda estiver afim de dar umas  boas risadas, corra para os cinemas!

Com direção de Chris McKay, LEGO Batman: O Filme chega aos cinemas brasileiros nesta quinta-feira, dia 9 de fevereiro, com a classificação livre.

Direção9
Roteiro9
Animação10
Dublagem Brasileira10
Trilha Sonora9.5
9.5

Share this post

Felipe Ramos

Felipe Ramos

Designer, pirata espacial, baixista e weeaboo softcore. Frases de efeito são a essência da minha alma.