Coluna do Corcunda S01E04

Sem a trilha sonora, aquela cena ainda faz sentido?

Buenas!

Nós nem percebemos, mas são muitas às vezes em que a trilha sonora é responsável direta pela emoção que sentimos ao ver uma cena de filme, serie, desenho, propaganda ou meme.

Existem conteúdos que mantem seu valor, sua mensagem, mesmo sem a presença do som, e outros que ficam descaracterizados sem musica, as vezes ao ponto de não fazerem o menor sentido.

Uma ótima é a dança de Vincent Vega e Mia em Pulp Fiction ; e quando executada no “mudo” ela não perde seu impacto, assim como a cena icônica de Tony Manero no Embalos de Sábado à Noite também não perde seu valor sem música. (John Travolta presente nas duas)

john

 

Em outro filme do Tarantino, mas agora falando de uma cena que perde seu valor sem música lembro de “À prova de morte” onde Arlene dança para “Stuntman” Mike (Kurt Russell), essa só é realmente QUENTE (quente, pimenta, México) com à presença da trilha sonora maravilhosa do The Coasters.

Desenhos animados eram orquestrados, hoje o único que sei que ainda conta com recurso de orquestra é o Family Guy, mas não como era em 1950.

Tom e Jerry é o primeiro exemplo que me vem à cabeça pensando em trilhas sonoras fantásticas…porque é praticamente uma orquestra tocando sem parar em todos os desenhos.  Indico um episódio, “The Cat Concerto” de 1947, onde Tom é um pianista que executa um recital de “Hungarian Rhapsody No. 2” de Franz Liszt. Ao mesmo tempo em que o concerto acontecia, Jerry dormia dentro do piano. Furioso, o rato acorda e resolve atrapalhar a empolgada execução. A genialidade vem da sincronia de movimentos entre desenho e música, porque sem música o desenho fica sem sentido e sem o desenho você não escutaria essa música hoje em dia. ( Eu ficarei surpreso se você disser que tem essa música no seu playlist )

 

tom

Como experimento eu gosto de tirar o som, e ver se a mesma cena funcionaria com as imagens trabalhando isoladamente, mas é só por curiosidade. Algumas cenas permanecem intactas quando executamos no mudo, mas confesso que ainda assim uma das minhas maiores alegrias é mesmo a fusão de som e imagem. Aquele momento em que uma cena foda é agraciada com uma trilha sonora impactante. Arrepio na certa!

Share this post

Arnaldo Zampieri

Gênio, bilionário, playboy, filantropo, comandante, capitão, tio, brother, camarada, chefia, amigão e desce mais uma rodada...